Como cobrar dos clientes?

Provavelmente você já deve ter escutado sobre o grande número de inadimplentes existentes no Brasil atualmente. Segundo o site de notícias G1, são 61 milhões de brasileiros que estão com o nome sujo na praça. Para piorar, 900 mil pessoas entraram para essa lista apenas no mês de maio e com uma média de 4 dívidas por pessoa. Complicado, não é mesmo, mas como cobrar o cliente de forma efetiva?

Não dá para negar que todos somos possíveis alvos dessas situações e é preciso cuidado. Mesmo com todo o esmero, assegurar que todos os clientes paguem é quase impossível, mas existe uma solução: profissionalizar cobrança.

Quer entender um pouco mais sobre esse caminho da profissionalização da cobrança? Então, acompanhe o texto!

O que é uma cobrança profissionalizada?

A profissionalização da cobrança é um processo que a empresa passa para melhorar seu processo de recuperação de crédito. Normalmente feito por uma empresa terceirizada, o que ocorre é o estabelecimento de regras de cobrança, como tempos limites e roteiros fixos de ação.

Pode-se, por exemplo, estipular que o cliente inadimplente receberá níveis de contato diferentes à medida que o pagamento não é efetuado. Assim, estabelecemos prazos para o envio de e-mail, cartas, telefonemas e contatos pessoais.

O importante é que esse processo seja montado com carinho para evitar constrangimento, mas garantir o pagamento.

Profissionalizar cobrança traz vantagens para o relacionamento com o cliente?

Com uma rotina mais estruturada de cobrança é mais fácil precaver os possíveis desentendimentos e constrangimentos que serão gerados na solicitação de pagamento. Assim, pode-se dizer que uma boa montagem dessa rotina visa reduzir, ao máximo, qualquer dano que possa ser oferecido ao cliente.

Como resultado a pessoa fica menos insatisfeita com a empresa, pois percebe algum nível de empatia da organização para com ela. No futuro esse mesmo cliente inadimplente, se bem tratado, pode se tornar uma pessoa-chave para o negócio.

Que impactos a cobrança terceirizada traz para a inadimplência?

A terceirização, ou profissionalização, da cobrança impacta positivamente nas empresas à medida que o serviço prestado melhora a recuperação de crédito. As empresas terceirizadas têm maior know-how para lidar com a cobrança já que esse é o negócio delas. Logo, elas têm conhecimento sobre os melhores caminhos para conseguir o pagamento do cliente.

Empresas como a Rapidoo, por exemplo, oferecem a antecipação de recebíveis. Assim a empresa fica mais segura com relação a seu capital de giro e pode continuar sua produção com menos risco de ficar com dívidas.

Quais os tipos de cobrança de inadimplência?

Não existe um único meio para a cobrança de dívidas. Na realidade, uma boa forma de receber os pagamentos em dia é estruturando várias maneiras de entrar em contato com o cliente. A escolha da melhor vai depender da política da empresa, do perfil do cliente e do tempo de inadimplência.

Alguns métodos são:

  • boletos por e-mail;

  • SMS avisando sobre débito;

  • carta de cobrança;

  • telefonema;

  • contato extrajudicial;

  • cobrança judicial.

Como podemos ver, a ação de recolhimento vai de um nível mais brando de constrangimento até um alto grau de exposição do devedor. Certamente é recomendado evitar cobranças judiciais e contatos mais forçosos, eles devem ser usados apenas como últimos recursos para não penalizar demasiadamente os clientes.

Assim, uma política de perdas e recebimentos orienta o processo e auxiliar os agentes de recolhimento. Além disso, essa estruturação ajuda a identificar em qual ponto é necessário terceirizar a coleta de certos clientes. Com isso, profissionalizar a cobrança deixa de ser uma ideia e passa a estar no campo prático da empresa.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é e como funciona a profissionalização da cobrança, assine nossa newsletter! Com isso você fica sabendo sobre novos conteúdos assim que eles ficam prontos. Até a próxima!

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