Confira como conseguir liquidez financeira para sua empresa

Em momentos delicados como o que estamos passando no Brasil, nada melhor do que gerar liquidez financeira na empresa. Isso fará com que ela consiga manter um fluxo de caixa com sobras, ter sempre um capital de giro disponível e, claro, atrair muitos investidores interessados. Mas você sabe como fazer isso?

Para te ajudar nessa estratégia, elaboramos um post com dicas simples e eficientes de como conseguir liquidez financeira para sua a empresa.

Confira!

O que é liquidez financeira?

Liquidez financeira é o termo usado para descrever o quão fácil é converter ativos imobilizados ou não em dinheiro na sua empresa. Ou seja, quão rápido e fácil você consegue gerar caixa (dinheiro) vendendo seus ativos?

O dinheiro em si é o ativo mais líquido que existe, pois tudo gira em torno dele. Com dinheiro você compra qualquer coisa na hora e a sua desvalorização se dá por meio da inflação, por exemplo.

Já outros ativos, como bens e direitos, para serem transformados em dinheiro dependerão de alguns fatores como, gente interessada na compra e o valor que estão dispostas a pagar por eles, por exemplo. Além disso, bens se desgastam e perdem valor com o tempo.

Como conseguir liquidez financeira para sua empresa?

Conseguir liquidez financeira para a sua empresa não é uma tarefa difícil, mas envolve empenho na estratégia. Veja o que você pode fazer:

1. Diminua o índice de endividamento

Verifique se a empresa anda gastando mais do que recebe. Isso inclui as compras a prazo. Se considerar as projeções de receitas e despesas futuras descobrirá se o índice de endividamento tende a aumentar ou diminuir.

Para isso, estabeleça um plano de redução de custos e realize aquisições de forma estratégica. Isso vai contribuir para que a empresa forme um caixa mais reforçado.

Com um grau de endividamento menor, a empresa ganha maior interesse dos sócios e investidores, aumentando o poder de liquidação financeira dela.

2. Aumente a taxa de lucratividade

Outra forma de aumentar a liquidez financeira da empresa é otimizar as operações para reduzir o desperdício de recursos e produzir mais com menos. Assim precisará de um volume menor de materiais para a produção, reduzindo custos.

Essa estratégia fará com que seus produtos e serviços tenham maior margem de lucratividade e, consequentemente, maior margem de negociação, facilitando a comercialização deles no mercado.

3. Melhore seus investimentos

Se considerar as altas taxas de inflação do Brasil, verá que o poder de compra do seu dinheiro vai sendo corroído com o tempo. Isso faz dos investimentos uma estratégia necessária.

Mas, para ter boa liquidez, precisa escolher com cuidado as modalidades. Tente equilibrar rentabilidade com liquidez na escolha. Ou seja, de nada adianta uma boa rentabilidade se não puder sacar quando precisar. Esse cuidado ajudará a aumentar a liquidez financeira da sua empresa.

4. Conte com o factoring

Contar com uma empresa de factoring será fundamental para as empresas que buscam liquidez financeira. Isso por que elas permitem antecipar recebíveis (contas a receber), aumentando o poder de geração de caixa.

Além disso, a factoring proporciona fácil acesso a capital de giro, fomentando o crescimento e desenvolvimento do negócio com mais facilidade para os micro e pequenos empresários.

Como pode ver, aumentar a liquidez financeira da sua empresa é possível. Só com essas dicas já é possível obter um grande resultado. O segredo é empenho e planejamento.

Gostou das dicas? Aproveite também para descobrir como fazer um fluxo de caixa campeão!

rapidoo Confira como conseguir liquidez financeira para sua empresa