Como vender mais na Black Friday

Como vender mais na Black Friday
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Quer melhorar seus resultados de vendas na Black Friday? Temos algumas dicas úteis para garantir o seu sucesso

A Black Friday se tornou um dos grandes eventos de vendas para o varejo brasileiro.

Apesar de ser uma data herdada do comércio norte-americano, em que precede a quinta-feira do Dia de Ação de Graças, ela vem ganhando cada vez mais adeptos por aqui.

Nos EUA, apenas cerca de 55% dos consumidores vão até as lojas para comprar na Black Friday.

No Brasil, essa que começou em 2011 sendo uma data do e-commerce, acabou tendo aderência por redes de varejo, lojas menores e comerciantes, e a expectativa de crescimento das vendas para este ano é entre 15% e 20% em relação ao ano passado!

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, os brasileiros estão aderindo cada vez mais à data e muitos consumidores aproveitam os descontos para anteciparem as compras de natal e garantirem os presentes com os melhores preços, como já era de conhecimento geral. Porém, 33% dos entrevistados dizem que utilizam a data para comprar algo que almejam por muito tempo, 25% utilizam a data como abastecimento e 17% compram por impulso.

Ou seja: independente de você vender ou não online, a Black Friday pode ser um chamariz para o seu negócio.

Mas, nem as estatísticas atraentes darão certo se você não se preparar.

Pensar no evento com antecedência e preparar sua operação para tirar o máximo proveito da Black Friday é o mínimo que você precisa fazer para ter sucesso durante a data.

Nós vamos deixar você com algumas dicas para se beneficiar da Black Friday em seus negócios.

#1. Aprenda com o passado

Seja você um empreendedor de primeira viagem, ou um empresário experiente, já deve ter percebido que podemos aprender muitas coisas com os erros que cometemos.

Se você tem seus relatórios de vendas, pedidos, fornecedores e resultados importantes sobre seu desempenho no ano passado, está na hora de tirar da gaveta.

Olhar para essas informações pode ajudar você a preparar melhor seu inventário e antecipar os tipos de itens que serão vendidos, o comportamento do cliente, e outros dados valiosos.

Essas informações permitirão que você provisione seu estoque, verba de marketing e se prepare para faturar durante a Black Friday.

#2. Tenha promoções únicas e específicas

Todas as empresas usarão a Black Friday para oferecerem suas melhores promoções do ano.

Se quiser se destacar de seus concorrentes, crie promoções extremamente exclusivas e específicas.

Tente pensar fora da caixa e oferecer promoções que você normalmente não faria, ao invés de conceder apenas 10% ou 15% de desconto.

Certifique-se de que suas promoções detalham exatamente a porcentagem que você está dando de desconto, bem como os itens específicos que estarão à venda.

Além disso, coloque suas promoções onde os compradores poderão encontrar facilmente.

#3. Use o poder das mídias sociais

Crie conteúdos convincentes e personalizados nas redes sociais, adapte os interesses específicos e concentre-se em torno da data específica.

Você ainda pode utilizar conteúdos que demonstrem níveis de engajamento mais altos do que imagens, como vídeos, anúncios visuais em carrossel, GIFs entre outros.

Uma ótima maneira de ganhar mais alcance orgânico é incentivar o compartilhamento. Você pode dizer ao seu público, por exemplo, algo como “compartilhe essa imagem e ganhe 15% de desconto”.

Se você já anuncia nas mídias sociais, considere aumentar ligeiramente seus orçamentos em anúncios para sair na frente da concorrência.

#4. Carregue um widget de contagem regressiva

Você pode – e deve – configurar um contador no seu site.

Um widget de contagem regressiva pode ser uma maneira divertida de criar um clima para a Black Friday e também motivar os clientes a agirem.

#5. Certifique-se de que seu site é mobile friendly

As pessoas gastam, aproximadamente, 51% do tempo de uso da internet em dispositivos móveis. Isso significa que a maior parte das informações que você estiver promovendo será visualizada no celular.

Mesmo que você não venda online, você pode usar essa informação a seu favor.

Por isso que é tão importante ter um website responsivo que seja amigável com os dispositivos móveis.

Certifique-se de que os compradores possam navegar facilmente, obter informações e comprar – se for o caso – com seus dispositivos móveis, sem problemas.

#6. Promova suas ofertas agora

Não espere muito! Comece a anunciar e promover as suas ofertas de maneira antecipada.

Quanto mais cedo você mostrar aos seus potenciais compradores as suas ofertas, mais preparados eles ficarão para comprar.

Crie seus objetivos e mapeie um plano de ação. Se você está publicando em mídias sociais, certifique-se de criar um calendário e agendar suas postagens antes do tempo.

Também será útil incluir um calendário promocional em sua agenda para que você saiba exatamente quando promover itens específicos.

Se você tiver usando listas de e-mail e/ou SMS, comece a enviar mensagens para despertar a curiosidade das pessoas.

Não tenha medo de enviar mensagens aos seus clientes com frequência, porque essa é uma das melhores datas do ano para promover seus produtos.

#7. Tenha uma operação preparada

Um dos piores problemas que podem acontecer com o seu negócio na Black Friday é você ter problemas de estoque, ou não garantir um estoque mínimo dos produtos que irá vender, além de não treinar seus funcionários para essa época de incomum do ano.

Problemas de recebíveis devem ser provisionados e, você pode aproveitar, por exemplo, a antecipação de recebíveis para garantir que tenha dinheiro em caixa para repor seu estoque.

Vender o que não tem em estoque pode ser um erro ainda maior na Black Friday.

Por isso, planeje a sua operação com base nos dados que vimos acima para que você não tenha surpresas desagradáveis ou dores de cabeça.

#8. Faça testes

Depois de concluir essas etapas, visite o seu site como comprador e certifique-se de que tudo esteja funcionando como deveria, incluindo os meios de pagamento.

A última coisa que você quer é que problemas com seu site, servidor, hospedagem, ou qualquer outro detalhe, que atrapalhem suas vendas.

Você verá que deixar a casa arrumada ainda irá possibilitar uma experiência útil para seu cliente comprar de você.

Esteja pronto para o sucesso na Black Friday

Falta pouco para a Black Friday. Nesse ano, a data vai acontecer no dia 24 de novembro, e você tem pouco mais de 15 dias para deixar tudo preparado.

Seguir nossas dicas vai ajudar você a estar preparado para ser um sucesso de vendas na Black Friday.

Lembre-se que essa pode ser uma das datas que trarão um resultado positivo para o seu fluxo de caixa, e por conta disso você não pode perder a oportunidade de vender mais.

Falando em fluxo de caixa, se você estiver com problemas, lembre-se que a antecipação de recebíveis pode ser um recurso para ajudar a sua empresa, seja na Black Friday ou fora dela a equilibrar as coisas.

Garantir uma boa gestão de recebíveis fará com que a sua empresa tenha sucesso nos números em qualquer data.

Agora que você já sabe o que fazer para ser um sucesso na Black Friday, não perca tempo e prepare-se para as vendas!

Enrico Cardoso Como vender mais na Black Friday