Como usar antecipação de recebíveis para poupar tempo e dinheiro

Você já se pegou olhando seu e-mail constantemente em busca de entradas para que você possa pagar as contas que estão vencendo? Seus clientes sempre te pagam, mas o atraso no pagamento deles acaba fazendo com que você também atrase suas contas?

Saiba que você não está sozinho.

O cenário acima é muito comum para pequenos e médios empresários, que lutam para resolver o problema. Afinal, a solução não está em um financiamento com o banco, mas para manter o fluxo de caixa sempre verde. É aí que entra o factoring.

Quer saber como esse serviço pode te ajudar a poupar dinheiro? Continue lendo!

O que é factoring e o que ele faz pela minha empresa?

Estender o crédito é uma ótima maneira de incentivar as vendas. Mas enquanto aguarda o pagamento do cliente, você tem necessidades reais para esse dinheiro: o estoque deve ser reabastecido, os custos indiretos estão em atraso e precisam ser pagos, e os funcionários esperam seus salários. E de onde virá essa quantia?

O factoring ajuda as empresas a acertarem seu fluxo de caixa com suas despesas. Ele é um método para transformar suas notas — ou seja, as promessas de pagamento dos seus clientes em uma data posterior — em dinheiro imediatamente. Você é pago pela empresa de factoring, que por sua vez é paga pelo seu cliente.

Como o factoring permite poupar e melhorar o fluxo de caixa?

O factoring consiste em vender o valor do que seus clientes lhe devem antes de eles te pagarem. O uso desse serviço permite que você receba fundos antecipados de suas faturas de clientes pendentes, ajudando sua empresa a poupar dinheiro. Como? Veja só:

Evita o pagamento de juros

O benefício mais óbvio do factoring é o fato de que você pode obter seu dinheiro quase que imediatamente. Muitas empresas da área adiantam os fundos dentro de alguns dias úteis após a conclusão do acordo. Isso ajuda você a manter suas contas em dia e não perder nenhum centavo com o pagamento de juros ou multas de atraso.

Remove a responsabilidade pela coleta

Como parte do acordo, a empresa de factoring assume a responsabilidade de cobrar as faturas pendentes. Isso permite que os empresários se concentrem em operar seus negócios em vez de gastar tempo e dinheiro no telefone fazendo a cobrança dos seus pagamentos.

Elimina custos adicionais

Como o factoring não é um empréstimo, ele não causa nenhum débito adicional para a empresa. Isto é particularmente importante para as pequenas e novas empresas que podem já ter dívidas pelo investimento inicial realizado.

Se você precisar garantir um financiamento em algum momento no futuro, usar uma empresa de factoring não afetará o seu crédito de forma nenhuma. Você ainda poderá se qualificar para os empréstimos de que precisa, além de poder evitar ter que usar ativos pessoais para garantir o financiamento.

Você não precisa esperar muito tempo ou gastar seus esforços em cobranças para obter fluxo de caixa para sua empresa. Ao aproveitar as formas em que o factoring pode ajudar seu negócio, você poderá obter o capital que precisa sem o estresse de coletá-lo.

Gostou de aprender mais sobre o factoring? Siga nossa página no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas dicas!

rapidoo Como usar antecipação de recebíveis para poupar tempo e dinheiro