Como quitar contas atrasadas: 5 dicas definitivas

Como quitar contas atrasadas: 5 dicas definitivas
5 (100%) 32 votes

Débitos em atraso prejudicam demais a saúde financeira de uma empresa. É por isso que quitar contas atrasadas deve ser algo primordial na vida de um empreendedor.

Muitas empresas são impedidas de se expandir por não terem crédito. Por esse fato, elas não conseguem fazer novos investimentos para otimizar o seu negócio.

Ter um controle financeiro eficaz é essencial para evitar que as contas atrasem e também para identificar por que a empresa não está conseguindo arcar com os seus compromissos.

Neste artigo vamos ensinar como quitar contas atrasadas da sua empresa com apenas cinco dicas fáceis. Acompanhe!

1. Identifique o problema

Antes de qualquer atitude, você precisa identificar o problema, ou seja, verificar o que está impedindo a sua empresa de arcar com os seus compromissos em dia. Sobre a falta de dinheiro nós já sabemos, mas é importante descobrir por que a sua empresa não está faturando o suficiente.

Existem vários motivos que podem levar a isso. Dentre os mais comuns estão a diminuição das vendas; nesse caso, você deve criar estratégias para aquisição e fidelização de clientes.

Outro caso é a má administração das finanças. Muitos empresários, inclusive os que já estão há anos no mercado, misturam suas finanças pessoais com as da empresa ou realizam investimentos errados, como o estoque em excesso, por exemplo.

2. Elimine os gastos desnecessários

Identificado o problema, é hora de eliminar os gastos desnecessários. Isso é importante para quitar as contas atrasadas porque esse dinheiro gasto indevidamente está fazendo falta no seu caixa e prejudicando o seu negócio.

Por isso, é de suma importância que você passe essa visão para a equipe e conte com a ajuda dela para eliminar essas despesas.

3. Estabeleça prioridades para quitar contas atrasadas

Identificados e eliminados os problemas, estabeleça prioridades. Identifique as dívidas mais antigas, quais podem levar à retomada de bens, quais possuem juros mais altos e dê prioridades a estas.

Os fornecedores também devem ser levados em consideração nessa etapa. Verifique quais deles são essenciais para o seu negócio e coloque-os na lista dos prioritários.

4. Comece a negociar com os seus credores o mais cedo possível

Ter um bom relacionamento com os seus credores é essencial na hora da negociação, por isso é importante que eles percebam que você tem interesse em quitar a dívida. Consequentemente, o processo vai sempre ser muito mais fácil se você iniciar a conversa antes da dívida vencer.

Deixe a vergonha de lado e procure o seu credor o mais rápido possível. Apresente a ele a atual situação da empresa e procurem juntos a melhor solução para o problema.

Se você não conseguir efetuar o pagamento à vista, dê preferência ao parcelamento, mas lembre-se de que as parcelas precisam estar dentro do seu orçamento. Caso contrário, você acumulará mais dívidas.

5. Procure opções de crédito facilitado

Com dívidas em atraso fica difícil conseguir crédito. Uma vez esgotadas as linhas de crédito nos bancos, muitas pessoas começam a usar o cartão de crédito ou cheque especial. Mas essas modalidades costumam ficar muito caras, aumentando o seu endividamento. Uma opção mais barata pode ser uma empresa de factoring, por exemplo, a qual lhe repassará o pagamento integral ou parcial das suas vendas a prazo.

Na Rapidoo, nossa meta é oferecer crédito fácil aos empresários. Além disso, os processos são automatizados por meio de uma plataforma on-line, o que torna ainda mais rápida a aquisição do crédito.

Apesar de a crise econômica ter afetado o mercado brasileiro, quitar contas atrasadas é fundamental para que o seu empreendimento continue crescendo. Dívidas em atraso se tornam uma bola de neve. Por isso, é essencial que você procure resolvê-las antes que o seu negócio venha a ser prejudicado.

Agora que você já sabe como quitar contas atrasadas, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

rapidoo Como quitar contas atrasadas: 5 dicas definitivas