Como informar meu cliente sobre a antecipação de recebíveis?

Você escolheu a antecipação de recebíveis e precisa comunicar seus clientes. Saiba a melhor forma de fazer isso

Depois que você decidiu usar a antecipação de recebíveis para sua gestão de fluxo de caixa, uma das coisas que mais gera dúvidas é como avisar isso para os seus clientes.

A primeira coisa a se considerar, é que a maioria das empresas já estão acostumadas com operações de antecipação de recebíveis e muitas vezes não é necessário fazer uma comunicação formal.

Depois de entregar suas faturas para uma empresa, seus clientes receberão o contato da Rapidoo, ou de outra empresa de antecipação de recebíveis.

Quando se trabalha com antecipação de recebíveis, a factoring se torna a empresa responsável por aquele recebível, com isso, a emissão dos boletos e a cobrança são feitas pela factoring.

Se você não sabe por onde começar, vamos ajudar você nesse sentido.

Como comunicar meu cliente?

Você leu nosso artigo sobre antecipação de recebíveis e entendeu que você pode ter uma melhor gestão financeira ao antecipar seus recebíveis.

Mas, agora não sabe como comunicar para seus clientes que vai terceirizar suas faturas.

Por isso, hoje nós vamos ajudar você. Criamos um roteiro rápido que pode te ajudar à conduzir essa conversa com o cliente.

Aqui está o que fazer:

  1. Ao emitir a Nota Fiscal, tenha certeza de que o campo duplicatas está preenchido com as informações das datas e valor das parcelas.
  2. Avise para seu cliente que você possui uma empresa que cuida dos seus recebíveis, e informe sobre as vantagens da antecipação de recebíveis para ambos.
  3. Pode ser que a Rapidoo entre em contato com seu cliente.
  4. Sempre se antecipe a seu cliente. Procure deixar seu cliente confortável e informá-lo que irá antecipar recebíveis.
  5. Você pode incluir essa decisão em suas políticas comerciais e usar ao seu favor melhorando o prazo de pagamento para seu cliente.
  6. Não tenha vergonha. Antecipação é uma estratégia comercial, não sinal de fraqueza.
  7. Fique à disposição para responder dúvidas e questionamentos.

É interessante quando você informa seu cliente antes dele ser abordado, mostre que você utiliza uma empresa terceira para emitir suas cobranças e que essa empresa te ajuda a controlar recebíveis. Nessa hora é legal que já tenha sanado as suas dúvidas que podem aparecer.

 

Você gostaria de gerenciar melhor os recebíveis da sua empresa?

Tenha melhor controle na gestão das suas contas à receber, saiba exatamente a data que seus clientes irão lhe pagar através do calendário de recebíveis. Utilize a antecipação de recebíveis para incrementar o fluxo de caixa da sua empresa.

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Algumas das preocupações comuns que seus clientes podem ter incluem as que vamos ajudar você a responder abaixo.

Dúvida #1: afeta a qualidade do produto?

É importante que seus clientes saibam que, além do faturamento, nada será alterado no relacionamento entre vocês.

Você ainda estará fornecendo produtos de qualidade. Lembre-se que os clientes querem ter certeza que seus negócios não serão afetados por sua decisão.

Quanto mais você puder fazer para garantir aos clientes que as coisas não vão mudar, mais certeza de que as coisas ficarão bem entre vocês. Portanto, não se preocupe.

Dúvida #2: você está com problemas financeiros?

Certifique-se de que seus clientes entendam que sua decisão de antecipar recebíveis é uma estratégia comercial e não tem nada a ver com problemas de caixa.

Isso significa deixar claro que você está investindo em produtos, desconto em fornecedores por maior volume de compra, contratação de pessoal e investimento.

Se for preciso, lembre seus clientes de que factoring não é um empréstimo, que você não está assumindo dívidas adicionais e ainda está diminuindo a carga de cobranças da sua empresa.

Dúvida #3: quais são as consequências?

Seus clientes devem estar cientes de que receberão as faturas diretamente do factoring e que não se trata de algo estranho.

Explique que o factoring está apenas assumindo a responsabilidade pelo contas a receber, para diminuir inadimplência e seus custos com cobrança.

Isso vai ajudar a deixa-los à vontade. Além do mais, todo o trabalho de vendas, pós-vendas e atendimento vai continuar sendo de sua responsabilidade.

Dúvida #4: Como os pagamentos serão feitos?

Depois de ter abordado as preocupações iniciais de seus clientes, é importante que eles saibam como os pagamentos serão feitos daqui pra frente.

Pergunte se há algum documento que eles precisam de sua empresa para que o processo corra bem junto ao financeiro.

Aborde quaisquer preocupações sobre as alterações nas datas de vencimento ou outras preocupações que eles possam ter.

Dúvida #5: quais os benefícios?

É provável que você seja questionado pelos clientes dos motivos que você optou pelo factoring.

Se isso acontecer, existem algumas maneiras simples de educar seus clientes sobre esses benefícios. Veja abaixo:

  • Capacidade de expandir os negócios: você não precisa se preocupar com a espera de 30 dias, ou mais para receber, você pode oferecer melhores condições de pagamento aos clientes.
  • Melhoria no fluxo de caixa: você não precisa esperar pelo pagamento dos clientes, e por isso tem dinheiro de acordo com suas demandas e necessidades.
  • Liberar recursos internos: enquanto uma empresa está lidando com suas contas a receber, você libera pessoal para lidar com outras tarefas. Isso pode incluir atendimento, marketing ou até mesmo pesquisa e desenvolvimento.

Agora, você já sabe o passo-a-passo para avisar seu cliente e está pronto para antecipar

Você quer antecipar recebíveis e precisa informar seu cliente sobre essa política comercial.

Hoje, ajudamos você a criar um fluxo de comunicação transparente com o cliente para que ele saiba como e por quem será cobrado.

Isso é necessário porque não tem como esconder essa informação do cliente. Mais cedo, ou menos cedo ele vai saber que você está operando com uma factoring, porque vai receber o contato da empresa.

Por isso, é importante que ele já saiba do que se trata antes que seja pego de surpresa.

Lembre-se que, lidar com a verdade é sempre a melhor alternativa.

Sabendo disso, não há motivos para esconder nem se envergonhar quando o assunto é antecipação de recebíveis.

Gustavo Abreu Como informar meu cliente sobre a antecipação de recebíveis?