Como fazer um fluxo de caixa campeão?

Será que existe uma ferramenta que pode aliar a organização financeira e o controle gerencial de uma empresa? Como fazer um fluxo de caixa campeão?

Neste post você vai conhecer melhor e entender o que é o fluxo de caixa, como elaborar essa ferramenta de forma perfeita, o que permitirá uma melhor organização das suas finanças e também do seu processo de tomada de decisão.

Entenda o fluxo de caixa

O primeiro passo para fazer um fluxo de caixa perfeito é entender como funciona. Além dos valores em caixa, ou seja, em dinheiro, você deverá contar com suas disponibilidades no banco sejam em contas correntes ou em aplicações de curto prazo.

Os valores de recebimentos ou as entradas também farão parte do fluxo de caixa, assim como as saídas que são os desembolsos feitos para o pagamento de dívidas em geral da empresa decorrentes da atividade normal.

Registre a movimentação

Depois de conhecer os elementos chegou a hora de registrar a sua movimentação. Defina uma data de corte para o início dos registros e com o uso de planilhas ou softwares reconheça as suas disponibilidades, assim como as entradas e saídas.

Dessa comparação será obtido o seu fluxo de caixa do período, que é o valor que a empresa possui disponível. Essa disponibilidade poderá ser reinvestida na empresa, utilizada como capital de giro ou ainda retirada pelos sócios casonecessitem e assim o queiram.

Controle as entradas e saídas

O controle das entradas e saídas é essencial não só para uma boa gestão financeira da empresa, mas para o seu próprio crescimento. O fluxo de caixa ajuda a entender quanto tempo a empresa leva entre comprar, produzir ou prestar o serviço e vender, bem como receber por isso.

Isso auxilia a empresa a saber quanto tempo ela leva para receber e evita que fique descapitalizada. Com o auxílio no fluxo de caixa, por exemplo, pode-se evitar o pagamento desnecessário de multas e juros em eventuais atrasos no pagamento de títulos, o que gera um impacto negativo nas finanças do seu negócio.

Gerencie sua movimentação

O fluxo de caixa também pode ser utilizado como gerenciador na movimentação. Com a sua implementação você poderá controlar o volume de receitas e despesas e compreender de onde o dinheiro vem e para onde ele vai. Esses dados permitem planos de curto, médio e longo prazo.

Com esses dados, você poderá buscar soluções inteligentes para agilizar e facilitar o recebimento de títulos, por exemplo, evitando a descapitalização. Em relação às despesas também é possível traçar diferentes estratégias que busquem melhorar seus resultados e maximizar os lucros.

Neste post você compreendeu como fazer um fluxo de caixa perfeito pode lhe ajudar dentro da gestão financeira da sua empresa e como isto pode fazer a diferença pelo seu negócio. Você compreendeu os diferentes aspectos de sua elaboração e análises, assim como as vantagens que a ferramenta pode trazer para o seu empreendimento.

E você o que tem feito na sua empresa para impulsionar a sua gestão financeira? Deixe o seu comentário para nós!

rapidoo Como fazer um fluxo de caixa campeão?