Organizações de todos os portes devem ter em sua cultura uma preocupação constante com a redução de custos e despesas. Evitar desperdícios na empresa deve ser uma regra geral para todos os colaboradores, independente de sua função.
Em momentos de dificuldade financeira e de baixa atividade produtiva, o resultado financeiro das empresas pode ser favorecido com pequenas ações. Essas ações, normalmente, estão relacionadas a desperdícios que ocorrem em todas as áreas da empresa.
Neste post vamos listar seis dicas que ajudam a evitar desperdícios e melhoram o resultado do seu negócio. Se você é proprietário de uma pequena ou média empresa, este post foi feito especialmente para você. Confira!
1. Diminua o consumo
Conscientizar todos os colaboradores para diminuir ao máximo o consumo de materiais no dia a dia é uma ação que deve ser feita pelos gestores. Reduzir o consumo de descartáveis e um exemplo. Fomente o uso de canecas para tomar café e água é uma boa prática.
Outro item importante é a energia elétrica. A conta tem subido constantemente face ao problema de redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Utilize o argumento da sustentabilidade em prol da redução do consumo de energia elétrica.
Desligar lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado é uma preocupação que todos devem ter. Deixar os computadores desligados ou em modo de economia de energia no horário de almoço também colabora para reduzir o consumo.
Outro gasto enorme nas empresas, atualmente, é o consumo de papel e toner de impressora. Controlar e registrar o motivo daquilo que está sendo impresso diminui a utilização das impressoras, eliminando o desperdício.
As facilidades que a tecnologia da informação está dando aos usuários finais favorece muito a disseminação da cultura da impressão, o que é muito danoso para as empresas.
2. Automatize os processos
Automatizar alguns processos repetitivos da empresa também ajuda a evitar desperdícios nela.
A redução do tempo gasto para realizar a atividade é a mais significativa. Com isso, os colaboradores podem ser direcionados para outras tarefas.
3. Evite os retrabalhos
Diagnosticar a existência de retrabalhos é outro ponto crucial para o fim dos desperdícios. Fazer a mesma tarefa mais de uma vez ou com mais de um colaborador é um situação que deve ser eliminada imediatamente.
Procure encontrar a causa geradora do retrabalho, pois o mesmo consome tempo e esforço dos colaboradores e, eventualmente, recursos materiais em duplicidade. E tudo isto é desperdício. Muitas das vezes, treinar sua equipe pode trazer um significativo impacto na alocação das tarefas da empresa.
4. Mantenha estoque mínimo
Manter estoque mínimo de suprimentos e insumos é outra dica que podemos sugerir. Produtos em estoque que estejam parados significam dinheiro que vai embora.
Faça um estudo da sua necessidade durante o mês e negocie com o seu fornecedor a entrega, respeitando rigidamente os prazos acordados.
Evite, também, produzir além do que o seu mercado consegue absorver. Produtos acabados em estoque também significam desperdícios.
5. Organize
Mantenha todo o seu ambiente empresarial organizado. Isso facilita a localização de documentos, produtos, suprimentos e insumos, evitando a perda de tempo para localizá-los.
Tenha uma boa comunicação e sinalização. Mantenha a equipe bem informada, ajudando no engajamento dela.
6. Mantenha os pagamentos em dia
Tentar manter os pagamentos em dia, evitando a incidência de multas e juros, é outra dica importante. Às vezes, renegociar com um fornecedor, retirando o título do banco e acertando nova data de pagamento via crédito em conta, pode ser uma grande redução de despesas.
O somatório de pequenas multas e valores pequenos de juros pode resultar em um valor expressivo no final de cada mês.
Implantar pequenos controles pode auxiliar muito na redução das despesas da sua empresa. A conscientização dos colaboradores é fundamental para que o resultado seja percebido por todos.
Agora que você já tem algumas dicas de como evitar desperdícios na empresa, assine nossa newsletter e continue recebendo informações voltadas para pequenas e médias empresas.