Blog da Rapidoo

Como escolher uma empresa de factoring?

Quando vai escolher uma empresa de factoring, o gestor provavelmente já tem em vista que essa deveria ser a opção de crédito preferencial para muitos empreendedores.

Por meio de factoring, as empresas podem antecipar o recebimento de uma fatura. Assim, a fatura é paga à vista, e o cliente só é cobrado no prazo original. Além disso, essa é uma maneira de buscar novas linhas de crédito com mais agilidade e menos burocracia.

Mas como muita gente ainda tem dúvidas sobre essa prática, a seguir vamos destacar alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de contratar uma empresa de factoring confiável.

Avalie o nível de flexibilidade da empresa

Ao entrar em contato com uma empresa de factoring, o empresário deve ter em vista o nível de flexibilidade em relação às burocracias para a contratação.

Nesse ponto, levam vantagem as empresas de factoring que proporcionam menos burocracias e mais autonomia e agilidade para o cliente. Afinal, quanto mais trabalhoso o processo, mais tempo você acaba gastando arrumando dinheiro em vez de tocar a empresa.

O melhor é conseguir fazer a maior parte sem precisar de muita coordenação, por isso há empresas que oferecem o serviço self-service.

Considere a qualidade do atendimento

Da mesma forma que a qualidade do atendimento é fundamental para o seu negócio, ao contratar uma empresa de factoring, esse fator também é indispensável.

Além de estarem disponíveis sempre que necessário, os profissionais da factoring também devem estar preparados para solucionar com excelência dúvidas e problemas que possam surgir.

Se eles demoram muito, você não pode seguir planejando seu dia, porque não sabe se vai ter dinheiro ou não. Hoje em dia, uma factoring boa consegue dar resposta dentro de uma hora. Na Rapidoo, o tempo chega até 10 minutos.

Sempre acontecem exceções que você precisa coordenar com a sua factoring. Prorrogar alguma cobrança, enviar uma 2ª via de um boleto para um cliente, avisar que alguma mercadoria chegou atrasada, etc.

Quanto mais fácil e agradável for conversar com a factoring, melhor vai ser seu dia. E mais, se a factoring lhe trata bem, ela provavelmente também trata bem seus clientes quando ela interage com eles.

Veja se a empresa tem conhecimento do seu modelo de negócio

Outra variável que facilitará e muito na escolha da factoring mais adequada à sua empresa é o know-how do ramo de negócios do cliente.

Se a empresa de factoring já possui conhecimento prévio do seu modelo de negócio, tanto a comunicação quanto as relações comerciais fluirão melhor.

Além disso, a garantia de que a factoring está a par das características e processos específicos do ramo será uma forma de evitar imprevistos indesejáveis e focar no sucesso do negócio.

Veja se a empresa investe em tecnologia

A tecnologia atual tem sido aplicada como diferencial nas empresas para se destacarem da concorrência, e muitos empresários já descobriram os benefícios dos softwares de gestão e outras ferramentas.

O mesmo ocorre em relação às empresas de factoring: muitas delas já usam a tecnologia a favor de seus clientes.

Em alguns casos, o cliente pode dispor de diferentes canais de comunicação e plataformas self-service 100% online, que descomplicam muito o processo de factoring.

Avalie o melhor custo-benefício ao escolher uma empresa de factoring

As taxas cobradas pela factoring podem variar bastante. Vale a pena comparar. É importante avaliar qual o melhor custo-benefício em relação aos fatores citados acima e outros serviços e taxas adicionais que podem gerar variações na estrutura tarifária.

Além disso, muitas factorings, além de taxas, cobram tarifas também. Pode ser que a factoring fala “sua taxa é 3% da operação, ou seja R$30” e depois fala “mas você também tem que pagar R$30 de tarifas”. Nesse caso o custo efetivo é 6%, considerando taxas e tarifas.

Levando esses pontos em consideração, você terá a garantia de que terá crédito rápido e fácil aumentar seu capital de giro ou destinar a outros gastos para o sucesso do seu negócio.

E agora que você já sabe o que é mais importante na hora de escolher uma empresa de factoring, que tal entrar em contato conosco para tirar dúvidas ou abrir uma conta gratuita em nossa plataforma? Estamos à disposição para atendê-lo!

Sair da versão mobile