Como economizar tempo no trabalho?

Quer economizar tempo no trabalho, mas não sabe por onde começar? Temos algumas dicas úteis para ajudá-lo!

A vida de um empreendedor é cheia de surpresas. Todo dia novas tarefas e atividades aparecem e a dúvida que fica é: como economizar tempo no trabalho?

Se você já se fez essa pergunta, querendo ser mais produtivo e fazer mais com menos, deve ter encontrado dezenas de alternativas.

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar você. Sistemas, aplicativos e serviços (muitos deles gratuitos) podem ajudar você a criar processos mais otimizados e economizar tempo no trabalho.

Essa é a parte da tecnologia que veio para ajudar na eficiência operacional do seu negócio.

Ao usar a tecnologia a seu favor, você pode economizar tempo no trabalho e ainda ter mais controle sobre as atividades operacionais de seu negócio.

Hoje nós selecionamos algumas ferramentas que irão ajudar você a economizar tempo no trabalho e ter seu negócio, literalmente, na palma da mão em alguns casos.

Você está pronto para colocar a tecnologia a favor do seu negócio? Então continue conosco.

#1. Trello

O Trello é um organizador de tarefas simples e totalmente visual.

Nele, você pode criar tarefas compartilhadas com equipes diversas, onde é possível ver o andamento de todo o processo, bem como a interação entre os participantes.

Em suma, você pode gerenciar todo o seu projeto, organizado por tarefas, equipes, através de uma lista de cartões que mostra o andamento do projeto e o fluxo de trabalho.

De maneira simples, todo o processo de uma tarefa, bem como os envolvidos, fica à vista no quadro e é atualizado em tempo real.

Tudo sem necessidade de configurações avançadas, nem treinamentos extensos.

E você pode experimentar o Trello através de uma conta gratuita. Tudo que precisa fazer é se cadastrar.

#2. Canva

Imagine poder criar artes variadas (de posts nas mídias sociais, passando por material A4, propostas, banners, cartões) sem precisar ser um especialista em design, nem um profissional da área.

É justamente isso que o Canva oferece. O Canva é uma ferramenta de criação de artes para os mais diversos propósitos, com milhares de templates prontos e um editor muito simples.

Quer fazer um post para a mídia social? Escolha entre os modelos disponíveis, já nos formato padrão de cada mídia, edite, salve e publique.

Quer criar uma nova proposta? Escolha entre os modelos disponíveis, edite suas informações e envie para seu cliente via PDF.

Com o Canva, você pode criar materiais criativos e profissionais sem ser um designer profissional, e economizar tempo e dinheiro.

E o melhor de tudo, é gratuito. Cadastre-se e comece a usar hoje mesmo.

#3. Planilhas do Google

Está cansado de passar tempo tentando entender o Excel e não conseguir sair do básico? Que tal experimentar as Planilhas do Google?

As planilhas do Google permitem você criar, editar e colaborar de onde estiver, apenas com acesso à internet.

Além de ser simples de criar e editar, você pode destacar seus dados com tabelas e gráficos simples, com fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e opções de formatação.

Com isso, você ganha tempo e ainda consegue compartilhar os documentos em tempo real.

Nada de ter que fazer a planilha, mandar para outra pessoa e depois receber o arquivo de volta.

No Planilhas do Google a colaboração é em tempo real. Isso torna seus controles mais simples e eficientes. E ela ainda é compatível com o Excel. Ótima pedida, não?

#4. Formulários do Google

Briefing de cliente, questionários, avaliações de serviço. Todos esses recursos estão disponíveis gratuitamente nos Formulários do Google.

Você pode criar pesquisas e coletar informações de uma maneira prática e única.

Imagine criar diversos questionários para o seu negócio e enviá-lo aos seus clientes e potenciais clientes através de um simples link.

Os Formulários do Google ajudam você a criar documentos e pesquisas de forma simples e gratuita.

Que tal levar suas pesquisas para o Google e ter dados simples de serem acessados e informações em tempo real?

Experimente e veja como os formulários irão ajudar você a economizar tempo no trabalho.

#5. Rapidoo

Você já ouviu falar em antecipação de recebíveis?

É quando você quer antecipar o recebimento de uma fatura de seu cliente, que só irá pagar à prazo.

Para isso, existem as factorings, empresas que compram esses recebíveis e adiantam o valor à empresa, através do pagamento de uma taxa.

Mas, ao invés de pesquisar diversos serviços para conseguir antecipar seus recebíveis, hoje é possível fazer isso online.

A Rapidoo ajuda você a antecipar seus recebíveis de forma simples e totalmente transparente, diminuindo a burocracia nas transações de antecipação de recebíveis.

Faça o seu cadastro e veja como é simples.

#6. Dropbox

O Dropbox é um espaço de trabalho na nuvem. Você pode guardar e compartilhar documentos, arquivos, e tudo que for importante e estratégico para o seu negócio.

De forma simples, o Dropbox reúne seus arquivos em um único local centralizado.

Os arquivos podem ser encontrados com facilidade e são sincronizados com segurança entre todos os seus dispositivos, de modo que é possível acessá-los e compartilhá-los a qualquer hora, em qualquer lugar.

Você também pode experimentar o Dropbox de maneira gratuita, e levar a facilidade do armazenamento e compartilhamento em nuvem para seu negócio.

#7. WorkFlowy

Organize seu cérebro é o lema do WorkFlowy, um aplicativo online destinado a organizar seus fluxos de trabalhos através da criação de listas de tarefas.

Este é um ótimo serviço para quem tem dificuldades em organizar suas ideias, ou até mesmo para aqueles que adoram realizar checklist e riscar as tarefas que já foram realizadas.

Para cada item é criado um tópico que pode se expandir em outros sendo possível alternar os níveis de importância de cada tópico de uma maneira muito fácil, uma vez que algumas novas ideias podem surgir e outras serem descartadas.

Experimente o WorkFlowy e facilite as coisas para seu negócio.

#8. Mailchimp

O Mailchimp é, provavelmente, o maior serviço de e-mail marketing do mundo. Ele ajuda, não apenas a saber como criar uma campanha de e-mail marketing, mas como interpretar os resultados e conseguir melhorá-los.

Se você tem, ou quer ter, uma lista de e-mails para se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, o Mailchimp é uma forma simples de começar o processo.

Se não tem, é a maneira mais simples de começar.

Nele, você consegue gerenciar sua lista de e-mails, criar fluxos de e-mail marketing e até mesmo automações.

Com uma interface amigável, ele permite que você inclua listas, crie novos formulários para cadastro de e-mails e e-mails para enviar à sua lista.

É uma forma eficiente de se comunicar por e-mails com sua base. E o melhor: sua conta gratuita, permite disparos de e-mails para listas de até 2 mil e-mails.

Cadastre-se e usufrua desses benefícios.

#9.Wunderlist

O Wunderlist é a maneira mais fácil de realizar tarefas.

Quer esteja planejando as suas férias, compartilhando uma lista de compras com um parceiro ou gerenciando vários projetos de trabalho, o Wunderlist ajuda você a acompanhar todas as suas tarefas pessoais e profissionais.

Organize e compartilhe as suas listas de tarefas, de compras, de filmes e de afazeres domésticos.

Não importa o que você esteja planejando; sejam as tarefas grandes ou pequenas, o Wunderlist facilita o seu trabalho. Abra sua conta e teste suas facilidades.

#10. Camcard

Cartão do gerente do banco, da academia de ginástica, do dentista, da locadora. Em 1 ano você tem um volume suficiente para encher uma caixa com esses pequenos papéis.

Mas saiba que é possível se livrar deles e manter as informações, sem perder muito tempo.

O CamCard, programa para iPhone e Android ajuda você a otimizar seus cartões em contatos telefônicos.

Com ele, basta selecionar Take Photo, centralizar o documento, tocar no ícone da câmera e tocar no botão Finish.

Além de guardar a imagem, o programa identifica dados como nome da pessoa, empresa, departamento, telefone, e-mail e site e insere em uma ficha do novo contato.

Experimente. Baixe agora para iPhone ou Android.

#11. Pomodoro Tracker

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que pode ser usado para qualquer tarefa.

Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. A ansiedade desencadeada pelo “relógio”, especialmente quando envolve um prazo, leva a um trabalho ineficaz e a hábitos de estudo que, por sua vez, levam à procrastinação.

O objetivo da Técnica Pomodoro é usar o tempo como um valioso aliado para realizar o que queremos fazer da maneira que queremos, e nos permitir melhorar continuamente a forma como trabalhamos ou estudamos.

Com o Pomodoro Tracker, você organiza suas tarefas de maneira simples, otimizando sua rotina, tendo o tempo como o aliado, não inimigo.

Você pode testar a técnica e aprender mais no site do Pomodoro Tracker.

Você está pronto para economizar tempo no trabalho!

Com as nossas dicas você está pronto para economizar tempo no trabalho utilizando alguns recursos simples e gratuitos a favor do seu negócio.

Com essas ferramentas, você poderá automatizar suas tarefas e processos, compartilhar arquivos de maneira simples e rápida, criar documentos, formulários, proposta, e-mail marketing e muito mais.

Conheça um pouco mais sobre os serviços que sugerimos nesse artigo, veja quais fazem sentido ao seu negócio, e perceba a diferença em sua rotina.

Depois, volte aqui e compartilhe conosco como nossas dicas ajudaram você a economizar tempo no trabalho.

Gustavo Abreu Como economizar tempo no trabalho?