Como desenvolver uma política de crédito para sua empresa

Como desenvolver uma política de crédito para sua empresa
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Independentemente de seu estabelecimento vender para outra pessoa jurídica ou para o cliente final, o fato é que, para garantir a sua saúde financeira, ela deve manter uma rígida política de crédito e um setor de cobrança profissionalizado.

Dessa forma, é possível reduzir o risco de inadimplência e ainda desenvolver uma relação saudável entre o cliente e a empresa. Continue a leitura para entender a importância de estabelecer uma política de crédito e como aplicá-la em seu negócio.

Qual é a função da política de crédito?

A política de crédito consiste, basicamente, no conjunto de normas e parâmetros que cada empreendimento utiliza para conceder crédito aos seus clientes por meio de financiamentos ou empréstimos de recursos.

Entre as suas funções, podemos dizer que a política de crédito visa:

  • estimular o volume de vendas;
  • equilibrar seus objetivos de lucro com as necessidades do cliente;
  • aumentar o índice de satisfação do consumidor;
  • atingir um objetivo de lucro com ajuste de riscos;
  • assegurar que o credor atinja resultados financeiros desejáveis com alta confiabilidade;
  • minimizar as perdas com a tolerância por riscos e o retorno-alvo.

Qual é a importância de criar uma política de crédito?

Para se manter competitiva e garantir sua sobrevivência no mercado, é muito importante que a empresa implemente regras criteriosas, que devem ser seguidas à risca sempre considerando o equilíbrio entre suas necessidades de concretizar vendas e, obviamente, sustentar uma carteira de clientes fidelizados.

Quais são os principais alicerces de sua criação?

Para implementar uma política de crédito de maneira eficiente, considere os seguintes aspectos:

Levantamento de dados

A eficiência que a sua equipe tem na hora de realizar uma levantamento de dados dos clientes, é o que dará as melhores condições para que uma ótima política de crédito seja implementada e estabelecida no seu negócio.

Portanto, certifique-se de utilizar um bom software de gestão para automatizar o trabalho, reduzir as chances de falhas e garantir o melhor desempenho por parte do setor de cobranças de sua empresa.

Os cinco Cs do crédito

Uma política de crédito, de forma simplificada, tem o mesmo papel de um investimento realizado pela companhia. Afinal, a empresa empresta os recursos usados na produção de seu produto, investindo-os no mercado com o intuito de atrair novos compradores que, de outra forma, não teriam a disposição de adquirir esse produto.

É claro que, como todo investimento, a política de crédito assume um certo nível de risco. Entretanto, existem regras que podem ajudar o gestor a avaliar o risco que um cliente oferece, servindo como base para a sua implementação.

Estamos nos referindo aos cinco Cs do crédito, sendo eles:

  • Caráter: é avaliada a intenção do cliente em cumprir, ou não, com o seu compromisso firmado;
  • Capacidade: refere-se às condições do consumidor de obter a verba necessária para arcar com o seu compromisso;
  • Capital: avalia-se a atual saúde financeira do cliente;
  • Condições: aspectos mais abrangentes são avaliados como a situação política e socioeconômica do país e quaisquer variáveis que possam atingir a empresa;
  • Colateral: o nível de interação entre o cliente e suas outras dívidas.

Categorização de clientes

É fato que nem todos têm a mesma situação financeira e, obviamente, não podem receber a mesma confiabilidade ou quantia de concessão de crédito. Entretanto, isso não significa que sua política de crédito deve aderir ao obsoleto conceito do “tudo ou nada”.

A melhor forma de resolver esse tipo de questão é categorizando os seus clientes em variados grupos. Essa divisão permitirá que a empresa conceda crédito, pautando-se em diferentes margens mediante o perfil financeiro de cada cliente.

Com esse tipo de política de crédito você pode garantir um ótimo volume de vendas, de modo que não exclua nenhum grupo do mercado e ainda sim garanta a integridade financeira do seu estabelecimento.

Agora que você já sabe como desenvolver uma política de crédito para a sua empresa, não deixe de conferir também o que é e como funciona a antecipação de recebíveis!

rapidoo Como desenvolver uma política de crédito para sua empresa

One Comment

  1. Muito bom seu post adorei este conteudo. Segue meu website de complemento, seus conteudos me inspira a continuar.

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