Como conseguir capital para alavancar pequenas empresas

Quando um empreendedor tem uma ideia e começa a buscar recursos para concretizá-la, abrem-se variadas possibilidades.

Claro que o melhor caminho é buscar um capital a custos mais baixos e que não vá prejudicar a saúde financeira do negócio no futuro. Entretanto, nem sempre isso é possível. Fique atento a algumas dicas!

Recursos próprios

O pequeno empreendedor, na maior parte das vezes, levanta recursos próprios para colocar a empresa para funcionar. Com um bom planejamento, é possível juntar o dinheiro enquanto se está no emprego, pois muitos deixam o trabalho formal para empreender.

Outra maneira é aproveitar o acerto ou saldo do FGTS para garantir que o pequeno negócio decole. Há também aqueles que conseguem manter uma atividade paralela ao negócio — como vendas, produção de artesanato ou prestação de algum serviço específico — para levantar recursos.

Programas e subsídios governamentais

Algumas cidades já possuem programas de apoio ao pequeno empreendedor por meio de instituições como o Sebrae ou outras entidades. É preciso ficar atento às demandas da localidade em que se pretende abrir o negócio.

Observe se há oportunidades em algumas áreas específicas que estejam precisando de incentivo na região. Assim, pode se aproveitar a isenção de impostos e outros incentivos financeiros para abrir o negócio.

É importante ter atenção porque esses programas têm editais e exigem prestação de contas ou contrapartidas rigorosas.

Empréstimos ou financiamentos

Muitas vezes o empreendedor terá mesmo que recorrer a linhas de crédito ou a financiamentos. O ideal é buscar o recurso mais barato possível e que garanta bons prazos e condições para ser pago.

Nesses casos, o melhor é recorrer a uma instituição financeira com a qual já se tenha relacionamento, o que permite condições mais favoráveis. Para isso, é interessante que o empreendedor não tenha nenhum tipo de restrição, para que tenha livre acesso a crédito em qualquer instituição.

Linhas de créditos especiais

Também acontece de algumas instituições abrirem linhas de crédito especiais para beneficiar o pequeno empreendedor. Órgãos de fomento como Fundações de Amparo à Pesquisa, Finep, CNPQ e outros órgãos e instituições que tenham o interesse em fomentar o empreendedorismo em algumas regiões são boas opções para começar sua busca. Muitas vezes essas linhas de crédito têm participação de um órgão governamental, mas também têm participação de instituições privadas.

Estudo do plano de negócios

Você deve estar estranhando esse tópico, afinal, como conseguir capital estudando o plano de negócios? É exatamente isso: é possível pensar em formas de se conseguir recursos por meio de um plano de negócios muito bem escrito e detalhado. Na maior parte das vezes, a origem dos problemas financeiros das empresas está no planejamento.

Se o plano é bem feito, é possível identificar o momento em que se vai precisar de mais recursos, em qual momento será possível investir menos e quando exatamente acontecerá o retorno do investimento. Essas informações são estratégicas para que o gestor se programe e não passe apertos no futuro.

 

E agora você já tem uma ideia de como conseguir capital para o seu negócio? Confira outras informações sobre gestão da pequena empresa e dicas que vão te ajudar a começar uma empresa de maneira segura! Assine a nossa newsletter e saiba mais! 

rapidoo Como conseguir capital para alavancar pequenas empresas