Por que usar boletos para cobrar meus clientes?

Por que usar boletos para cobrar meus clientes?
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Você não sabe por que usar boletos na sua estratégia de recebimentos? Vamos te apresentar algumas vantagens do boleto

Você já parou para pensar por que usar boletos para cobrar clientes? Já parou para pensar quais são as vantagens desse tipo de ferramenta de cobrança?

Se nunca parou para pensar nas vantagens dos boletos, hoje vamos trazer algumas respostas para você.

O boleto tem várias vantagens e muitas vezes acabamos nem nos dando conta delas. Mas, vamos começar de uma forma simples a entender isso tudo. Antes de começarmos, o que é um boleto?

O que é um boleto?

O boleto bancário é um título de cobrança que pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado até a data de vencimento indicada. Trata-se de um documento que funciona como um instrumento de pagamento gerado a partir de uma transação comercial.

O emissor também intitulado cedente ou beneficiário, utiliza esse título para receber do pagador o valor referente à prestação de serviço ou à compra de um produto.

Agora que você já sabe o que é um boleto, vamos conhecer as razões para utilizá-lo na cobrança de seus clientes, afinal é pra isso que você veio até aqui.

#1. Forma de pagamento acessível para todos

Nem todos os clientes trabalham com cartão e, nem todo mundo que trabalha quer comprometer o seu limite com todas as compras, independente do valor.

Por isso, o boleto surge como uma forma de pagamento democrática.

Ao ter o boleto bancário como forma de pagamento, você impede que o difícil acesso a outros sistemas como cartão de crédito ou transferência bancária seja utilizado como desculpa para não receber dos clientes.

Isso, sem falar do fato de deixar de vender por não oferecer o maior número possível de opções para pagamento.

#2. Taxas atrativas

Esse é um dos fatores mais marcantes: a taxa oferecida pelas instituições financeiras é mais baixa do que a taxa referente às transações em cartão.

Afinal de contas, você vai pagar um valor unificado para a emissão de boleto (que pode variar entre 2 a 6 reais), enquanto no cartão o valor pago é um percentual do valor da compra.

#3. Multas e juros calculados de forma automática

Quando o seu cliente não paga o boleto, você pode cobrar juros e multas pelo atraso.

Cada empresa possui sua própria política de multa ou juros, algo comum para evitar atrasos no pagamento dos boletos.

Quando você opta pelo pagamento em boleto bancário não é necessário se preocupar com essas contas, já que a informação inclusa no boleto é calculada de forma automática pelo banco.

#4. Possibilidade de protesto

Ainda assim, mesmo com a cobrança de multas, existe a possibilidade de um cliente não efetuar o pagamento.

Caso isso aconteça, você pode ainda levar os boletos a protesto, cobrando também os valores devidos de forma legal e, até mesmo, judicial.

#5. Segurança para os clientes

Esta é uma outra realidade importante: muitos clientes ainda sentem-se inseguros no momento de efetuar um pagamento, principalmente enviar seus dados pela internet.

Com o boleto o pagamento parece ser mais simples, uma vez que nenhum dado ou informação confidencial é necessário para a emissão de um boleto.

Esses são alguns dos motivos importantes por que usar boletos para cobrar seus clientes

Os boletos podem ser de grande utilidade para a gestão de recebíveis da sua empresa.

Além das seguranças jurídicas proporcionadas para o cliente e para a empresa, os boletos é uma forma simples e prática de, inclusive, profissionalizar a cobrança na sua empresa.

Se você quer saber como criar um processo de cobrança profissional na sua empresa e não sabe por onde começar, dê uma lida no post que criamos ajudando você sobre como fazer a cobrança dos clientes.

Esperamos que agora, você conheça as vantagens do por que usar boleto e, com isso, possa profissionalizar suas cobranças.

Enrico Cardoso Por que usar boletos para cobrar meus clientes?