O que é a baixa ou cancelamento de boletos?

O que é a baixa ou cancelamento de boletos?
5 (100%) 17 votes

Você já ouviu falar em baixa ou cancelamento de boletos? Vamos explicar a importância dessas palavras para a saúde de seus recebíveis

Você já ouviu falar na baixa ou cancelamento de boletos? Sabe o que isso significa?

Vamos falar um pouco desse assunto importante, que muitas vezes é desconhecido e negligenciado por muitos empreendedores. E o pior, fazem toda a diferença no seu caixa, porque comprometem o seu dinheiro.

Mas, para entendermos sobre a baixa ou cancelamento de boletos, temos que falar rapidamente sobre a emissão do boleto, mais especificamente, sobre o boleto registrado.

Você já deve saber que o boleto registrado é um título registrado no banco. Até pouco tempo atrás, os boletos poderiam ser emitidos sem o registro, fazendo que esses títulos não constassem no banco de dados do banco emissor.

Para evitar fraudes e demais problemas, esses boletos não existem mais.

Hoje, o boleto precisa ser registrado e constar no sistema bancário, incluindo informações completas sobre o quem emite e quem paga.

É aí que entra em cena a baixa ou cancelamento dos boletos.

Digamos que, por qualquer motivo, depois de emitir um boleto para um cliente, ele fique em aberto – seja porque ele desistiu da compra, ou pagou de outra forma.

Nesse momento, você simplesmente esquece o boleto e o deixa pra lá. E é aí que os problemas começam.

O que é a baixa ou o cancelamento de boletos?

A baixa ou o cancelamento de boletos é a ação onde você invalida um boleto.

Se, por algum motivo, você emitiu um boleto erroneamente, pode cancelá-lo.

Isso deve ser feito antes do boleto ser registrado pelo banco – ou seja, imediatamente após a emissão.

Porém, nos casos mais comuns, o que acontece é que um boleto não é pago, não é cancelado, nem dado baixa.

Depois que um boleto é registrado, mas não será mais pago, ele precisa ser baixado no sistema bancário.

Caso contrário ele continua existindo, seu cliente visualiza no DDA e alguns bancos podem cobrar de você para manter esse boleto em aberto no sistema.

A baixa do boleto é necessária para que você não pague por “manutenção de boleto em aberto” na sua conta.

Você paga por esse serviço sempre que não baixa um boleto registrado e deixa-o ativo em seu sistema.

Aos poucos, se o seu volume de boletos não pagos aumenta, esse valor começa a ser representativo e certamente vai minar o seu caixa.

Por isso, é importante que, ao emitir um novo boleto para o cliente, ou receber do cliente de uma forma diversa do boleto, que você solicite a baixa do boleto.

A baixa do boleto é uma solicitação para que o boleto deixe de existir.

Essa é a ação correta que sua empresa precisa executar para ficar livre de um boleto sem ser cobrado pelo título em aberto.

Você pode solicitar a baixa dos boletos em aberto pelo próprio internet banking e, ao fazer isso, economiza muitos reais na sua conta.

Agora que você já sabe da importância da baixa ou cancelamento dos boletos, faça uma limpeza em sua carteira de recebimentos

Hoje você aprendeu que um boleto registrado, quando não pago, onera a sua empresa no pagamento de uma taxa de manutenção de boleto em aberto.

Por isso, se você cancelou vendas, ou emitiu um boleto para um cliente, mas recebeu de outra forma, é importante dar baixa no boleto, para que você não seja cobrado por esse boleto.

Alguns sistemas de emissão de cobranças como a Rapidoo, permitem que você emita e cancele seus boletos sem nenhum custo, nem taxa de manutenção de boleto em aberto.

Se você usa a Rapidoo, pode fazer todo o procedimento pelo nosso sistema, sem nenhum tipo de burocracia e nem cobrança.

Dessa forma, você garante uma gestão mais eficiente dos seus recebíveis e evita de gastar dinheiro desnecessário no pagamento de tarifas bancárias.

Agora que você já sabe que precisa dar baixa ou cancelamento dos boletos, que tal fazer uma limpa na sua carteira de recebíveis?

Enrico Cardoso O que é a baixa ou cancelamento de boletos?