Aprenda como contabilizar desconto de duplicatas

Você sente algumas dificuldades ao cuidar da saúde financeira de seu empreendimento? Infelizmente, essa é a realidade de muitas micro e pequenas empresas (MPEs), que precisam elaborar inúmeras estratégias para contornar essa situação e tornar o negócio mais rentável. 

Uma dessas medidas é entender como contabilizar desconto de duplicatas corretamente. Fazê-lo da maneira ideal é uma prática que certamente pode ajudar o seu negócio a prosperar.

Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o post!

O que são duplicatas descontadas?

Em termos resumidos, uma duplicata nada mais é do que um título de crédito. Ele é emitido juntamente com uma nota fiscal, ou de compra e venda, ou de prestação de serviços entre empresas. Desse modo, é um documento corriqueiro em relações mercantis. 

Exemplificando: se você vendeu um produto para outra empresa, ela precisa emitir uma duplicata que comprova a existência dessa operação. A documentação funcionará como uma promessa de que o valor previsto em contrato será pago a você. 

Portanto, descontá-la consiste na troca desse comprovante com o intuito de conseguir crédito para a sua corporação. Você abre mão do recebimento no futuro para levantar uma verba com mais agilidade. Essa transação pode ser feita em instituições financeiras ou bancos em geral. 

 

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Como contabilizar desconto de duplicatas? 

Veja, abaixo, um passo a passo simplificado para fazer essa contabilização.

1. Conheça as fórmulas 

Existem, basicamente, duas fórmulas que você precisará utilizar. São elas:

  • DB = VN x I x N
  • VL = VN – DB

Essas abreviações representam os seguintes elementos:

  • DB: significa o desconto que o banco fará no montante.
  • VN: simboliza o valor descrito na duplicata. 
  • I: é a taxa de juros aplicada pela instituição escolhida.
  • N: é o período, em meses, no qual o documento está parcelado.
  • VL: é o quanto sua empresa receberá. 

2. Faça simulações 

É interessante que você faça algumas simulações para entender o quanto receberá com a antecipação dos recebíveis

Suponha que você tem uma duplicata com valor nominal de R$ 10 mil parcelada em 5 vezes, por exemplo. Para fazer o procedimento, o banco cobra uma taxa de 6% ao mês. 

Dessa forma:

  • DB = 10.000 x 0,06 x 5

O débito bancário, portanto, será de R$ 3.000. Sendo assim, o valor líquido a ser antecipado é de R$ 7.000, porque:

  • 7.000 = 10.000 – 3.000

Vale a pena antecipar uma duplicata? 

Sim, e muito! Ao receber uma duplicata, mesmo que descontada, você levanta capital de giro, que é decisivo para arcar com custos necessários para o bom funcionamento de seu negócio, como a compra de matéria-prima ou a realização de um investimento oportuno. 

Também pode ser a saída par contornar os efeitos da inadimplência de alguns de seus clientes. Afinal, quem cuida da gestão de uma pequena ou média empresa sabe o quão importante é alavancar o orçamento para continuar crescendo.

Agora que você já sabe como contabilizar desconto de duplicatas, é possível traçar planejamentos mais efetivos e alcançar o sucesso com maior facilidade. 

Se você gostou do texto, ficou com alguma dúvida ou quer dar uma sugestão, deixe um comentário no post!

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