Antecipação de Recebíveis efetua empréstimos? Saiba aqui

No primeiro trimestre de 2017 o Brasil ganhou 900 mil novos inadimplentes. Os dados foram divulgados por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Esses números causam insegurança aos empreendedores, principalmente os donos de micro ou pequenas empresas.

Empresários mais experientes já aprenderam que uma forma de se proteger da inadimplência é antecipar os valores recebíveis, mas você sabe o que é Factoring? Factoring efetua empréstimos? Vamos entender melhor esse conceito.

Afinal, o que é Factoring?

Factoring é uma atividade econômica que teve seu início formal na Inglaterra, no ano de 1808. No Brasil, o começo dessa atividade é datado no ano de 1982.

Empresas de Factoring compram títulos de crédito. É desse modo que elas ganham dinheiro. Vamos a um exemplo: a empresa X atendeu a um cliente. Esse cliente fez uma compra no valor de R$10 mil, dividida em quatro parcelas de R$2500. A forma de pagamento utilizada foi a duplicata mercantil.

No entanto, a empresa X teve que lidar com gastos inesperados ou simplesmente optou por fazer uma compra à vista de seus fornecedores — para obter melhores preços — e, por isso, precisa de dinheiro extra em caixa. A opção encontrada foi vender seus títulos de crédito para uma empresa de Factoring.

A empresa de Factoring escolhida comprou os títulos, levando em consideração aspectos de mercado como: o valor, o prazo para receber e a capacidade do devedor em pagar essa dívida. Com base nesses critérios, decidiu pagar pelos títulos o valor nominal descontando, por exemplo, 6%, referente ao risco assumido.  

Factoring efetua empréstimos?

Não. Para fins jurídicos títulos de crédito são uma mercadoria como qualquer outra. Quando uma empresa decide vendê-los ela está se desfazendo de um bem. A empresa do nosso exemplo poderia ter vendido equipamentos, imóveis, mas optou por vender seus títulos de crédito.

Caso a mesma empresa optasse por empréstimo bancário, ela teria que pagar ao banco o valor emprestado, acrescido de juros — além de dar à instituição financeira garantias de pagamento.

Após vender os títulos preciso honrá-los em caso de inadimplência?

Sim. Ao adquirir um título de crédito, a empresa de Factoring entende que ele será honrado, afinal, não haveria razão em comprar esse produto no caso contrário, não é mesmo?

Além disso, existe outra situação que pode modificar esse tipo de transação. Se a causa da recusa do devedor em pagar sua conta for um descumprimento de contrato, entende-se o título vendido estava com vício de origem. Nesse caso, a Factoring não precisa arcar com esse prejuízo.

Voltando ao nosso exemplo: o cliente da empresa X a acusa de quebra de contrato, recusando-se a pagá-la. Nesse caso, o título que a Factoring comprou estava viciado em sua origem, portanto, ela pode exigir que a empresa X lhe devolva o valor pago.

O que é não é Factoring?

Bem, como já vimos o empréstimo de valores é um exemplo do que não é Factoring. Além disso, empresas de Factoring não exigem adiantamento de qualquer valor ou garantias de qualquer tipo para poderem comprar um título de crédito. Fique atento!
Se alguma empresa exigir adiantamento para comprar seus títulos de crédito não continue a negociação, pois trata-se de uma ação indevida e com grandes chances de ser um golpe. 
 

Quais as vantagens?

Esse tipo de operação é ideal para empresas de diversos portes, pois traz agilidade ao processo de contas a receber, diminuindo os riscos de prejuízos e possibilitando ao negócio a agilidade de reinvestir em suas atividades, afinal, o capital estará disponível de forma mais rápida.

Além disso, tira das pequenas e médias empresas a necessidade de investir na contratação de funcionários — ou empresas terceirizadas — para cobrar os seus clientes.

Factoring efetua empréstimo? Agora que você já sabe que a resposta é não, entendendo como essa atividade comercial funciona, entre em contato com a Rapidoo para melhorar seu fluxo de caixa por meio do Factoring!

rapidoo Antecipação de Recebíveis efetua empréstimos? Saiba aqui