5 dicas para melhorar a gestão do negócio

O empreendedorismo vai muito além de ter boas ideias e colocá-las em prática. É preciso ter especial atenção com o planejamento financeiro e estratégico, escutar atentamente as demandas do mercado e fazer testes. A falta de cuidado com essas etapas é uma das maiores motivações para que apenas 75 das 100 empresas abertas no Brasil sobrevivam ao primeiro ano.

Quem está iniciando sua jornada pelo empreendedorismo precisa ficar atento. E é para ajudar quem está começando que nós reunimos uma série de dicas para levar a gestão do negócio a um nível de excelência! Vamos lá?

1. Procure conhecer seus clientes profundamente

Quanto mais você conhecer seus clientes, melhor entenderá suas necessidades e mais o seu produto ou serviço se adaptará ao cotidiano deles. Para isso, não basta ter informações rasas, como a idade e o tamanho de seu público-alvo.

É preciso entender o comportamento, a rotinas e os hábitos dessas pessoas. Se você interage com um mesmo cliente rotineiramente, tente criar uma relação pessoal com ele. Fora do contexto de negociações, procure entender os problemas a serem resolvidas.

As empresas que têm um grande número de clientes podem investir em uma pesquisa de satisfação bem estruturada. Uma maneira simples de começar são os questionários Google Forms, que podem ser enviados por meio do e-mail marketing ou distribuídos nas redes sociais.

2. Reavalie seu modelo de negócio

Esteja você no início de seu empreendimento ou não, reavalie seu modelo de negócio sempre que possível, sem ter medo de mudar completamente a estratégia no caso de necessidade. É importante também ter sempre um alvo estratégico em mente e que norteie o levantamento de soluções.

Uma maneira simples de visualizar seu modelo de negócios e identificar áreas de melhorias é o canvas! Escolha uma área estratégica para a sua organização e pense em como melhorá-la.

3. Projete o crescimento financeiro

Você certamente deseja que seu negócio cresça de uma forma sustentável, certo? Uma boa maneira de preparar sua infraestrutura para isso é colocar uma meta de faturamento.

Junto dessa meta, projete também os investimentos necessários para que a empresa funcione bem. Lembre-se que serão necessárias novas tecnologias, pessoas, estratégias de marketing, entre outros.

Uma comparação com concorrentes pode ajudá-lo a traçar metas tangíveis. E não é nem preciso mencionar que suas despesas pessoais devem ficar bem separadas das despesas do negócio, certo?

4. Controle seus dados

Quem está iniciando precisa entender os números relativos ao seu negócio. Se você não tem experiência, pode contratar um consultor e acompanhá-lo de perto, criando um modelo de controle.

Esse modelo de controle pode ser feito em uma planilha de Excel ou em um ERP. Procure entender os conceitos e encontre formas de medir e controlar seus custos.

Métricas são essenciais para a gestão do negócio. Converse com seu consultor para entender quais são as mais adequadas para seu empreendimento e como obtê-las com precisão. Algumas das mais comuns são o custo de aquisição por cliente (CAC), taxas de cancelamento, tempo de valor de vida do cliente, dentre outras.

Com o controle de dados, você pode fazer projeções mais assertivas e compará-las com os resultados obtidos. Isso ajuda a desenvolver uma boa intuição sobre o seu empreendimento!

5. Treine seus funcionários

Para entender as necessidades de seus clientes, você pode investir em estratégias de feedback, como formulários rápidos de opinião. Demonstre que você está apto a escutar críticas e, se necessário, faça questionários que as pessoas possam responder anonimamente.

Após coletar as opiniões dos clientes, reúna o seu time para conversar e elaborar soluções. A partir do feedback dos clientes, você pode elaborar treinamentos especiais para o seu time.

Procure melhorar o clima organizacional, gerenciando seus colaboradores de perto. Assim, você escuta, mentora e estimula o crescimento deles.

Um empreendedor precisa ter controle de todas as operações que acontecem em sua empresa para alcançar uma performance de excelência. Uma boa gestão do negócio ajuda a colocar o empreendimento nos trilhos, abrindo caminho para que gestores possam tomar decisões mais assertivas e fechar bons negócios.

Se você gostou de nossas dicas, curta nosso Facebook e Linkedin e receba sugestões para viver um 2017 repleto de sucesso e realizações!

rapidoo 5 dicas para melhorar a gestão do negócio