5 dicas definitivas para sua empresa receber pagamentos em dia

Para que uma empresa possa ter suas receitas estáveis, é necessário que a gestão seja extremamente eficiente. Receber os pagamentos em dia é um dos principais fatores que influenciam nessa questão e, para muitas organizações, infelizmente, é um desafio diário.

Para que o seu empreendimento consiga ter seus recebimentos em dia, é importante que você elabore estratégias para motivar os seus clientes a serem adimplentes.

E foi pensando em te ajudar que escrevemos este artigo. Confira agora 5 dicas definitivas para a sua empresa receber seus pagamentos em dia!

1. Inclua todas as faturas a receber em uma agenda

É de suma importância que você tenha total conhecimento de todos pagamentos que a empresa tem para receber. Além disso, é preciso saber como esses pagamentos serão efetuados e por quais clientes.

A agenda vai te ajudar a ter uma visão mais ampla dos seus recebimentos, assim, você pode estabelecer um dia para enviar lembretes aos seus clientes, avisando-os sobre as faturas que vão vencer na próxima semana.

Além disso, você terá um maior controle sobre seus recebimentos, evitando que maiores prejuízos afetem o seu negócio.

2. Envie o boleto logo após a entrega do produto

Para diminuir as ocorrências de inadimplência, o ideal é que você faça o envio do boleto logo após a entrega do produto. Assim, o cliente não terá a desculpa de atrasar o pagamento em virtude do envio tardio dessa cobrança.

Para a entrega do produto, o indicado é enviar o boleto juntamente com a mercadoria, ou então, encaminhá-lo via e-mail ao cliente. Já para entregar serviços, é preferível que os pagamentos sejam antecipados, sempre que possível, para evitar trabalho desnecessário e perda de tempo.

3. Forneça bons descontos nos pagamentos à vista

Se todos os clientes efetuassem seus pagamentos à vista, seria uma maravilha, não é mesmo? Mas a realidade é bem diferente. Então, para incentivar esse tipo de recebimento, é essencial que você ofereça bons descontos.

Isso porque não oferecer pequenos abatimentos, pode não compensar para o cliente. Dessa forma, ele deixará de efetuar o pagamento à vista e você ficará sujeito a possíveis inadimplências futuras.

Como solução, é importante que faça uma boa análise dos custos dos seus produtos. Ofereça ao seu cliente o melhor desconto possível em caso de pagamento à vista, sem prejudicar as finanças da empresa, é claro.

4. Ligue ou envie mensagens para os seus clientes

Outra estratégia muito utilizada para receber pagamentos em dia é o envio de mensagens e ligações para os seus clientes, lembrando-os do compromisso com sua empresa.

É importante você saber que a maioria das pessoas não gostam de ter dívidas. Entretanto, se isso acontece é porque realmente elas passaram por alguma dificuldade financeira que as impediu de arcar com seus compromissos.

Ao entrar em contato com ele, seja o mais flexível possível, porém firme nos seus argumentos. Mostre ao cliente soluções para a quitação da dívida, como um parcelamento facilitado, por exemplo. Nestes casos, vale pensar em como treinar sua equipe para obter os melhores resultados possíveis.

5. Procure medidas judiciais

Em último caso,entre com uma medida judicial para conseguir receber suas receitas, pois isso é um direito seu.

Mas, se está preocupado com gastos com advogado e custas processuais, saiba que o Poder Judiciário possui o Juizado Especial Cível (JEC), ou, Juizado de Pequenas Causas, como é popularmente conhecido. Por meio dele, você pode entrar com ações contra os seus devedores, sem precisar contratar advogado, já que esse Juizado não possui custos judiciais.

Entretanto, isso só pode ser feito se a dívida não ultrapassar o montante de 20 salários mínimos. Ultrapassado esse valor, o processo somente poderá ser ingressado por meio de um advogado.

Receber pagamentos em dia é o objetivo de todas as empresas, porém, na prática, não é bem assim que funciona. Você precisa elaborar métodos que incentivem os seus clientes a efetuar seus pagamentos na data acordada, pois, caso contrário, quem sairá prejudicado será o seu negócio. Por essa razão, exerça seu direito e otimize as suas estratégias para que sua empresa consiga ter suas receitas em dia.

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